Como pensar a estratégia antes de fazer um post de redes sociais

Como pensar a estratégia antes de fazer um post de redes sociais

Redes Sociais
12/12/2019

Já falamos aqui no blog da Gatilho sobre a estratégia envolvida e como o marketing digital é mais do que redes sociais.

Mas, apesar de uma estratégia de atração de clientes na internet não se resumir a isso, não quer dizer que esses canais não sejam importantes.

O Brasil, afinal, está em segundo lugar no ranking dos países que mais passam tempo nessas plataformas. 

A questão é que é preciso usar as redes sociais de forma inteligente. Então não é só sair escrevendo e publicando?

Infelizmente, não! É preciso pensar estrategicamente em cada publicação, que deve, inclusive, ser diferente para cada rede social. 

Aqui na Gatilho, seguimos algumas etapas para criar os melhores conteúdos de redes sociais para os nossos clientes. Neste artigo, vamos compartilhar um pouco desse processo.

Antes de criar o post, o diagnóstico

Antes de colocar a mão na massa, o planejamento é muito importante. Na Gatilho, alinhamos as publicações dos nossos clientes a um propósito.

Qual o objetivo da empresa com as redes sociais? É vender? Aumentar o conhecimento da marca?

Também analisamos o que os concorrentes do cliente estão fazendo.

É uma etapa de diagnóstico em que detectamos problemas em como o cliente usa as redes sociais atualmente, descobrimos oportunidades e exploramos as fraquezas da concorrência.

Pode acontecer até de propormos que a marca mude sua postura atual nesses canais. 

Outro ponto importante nessa etapa é entender o comportamento dos usuários em dispositivos móveis no desktop. 

Com essas informações em mãos, fica mais fácil planejar o post certo, aquele que vai atingir seu público ideal em cheio!

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Pensando a estratégia na persona e no funil de vendas

Hora de escrever? Ainda não!

Depois do diagnóstico, é o momento de desenhar um mapa de conteúdo, com publicações definidas para seguidores que estão em cada etapa do funil de vendas: topo, meio e fundo. 

Algo essencial aqui também é ter uma persona bem definida também. Ela é a personificação da sua marca e vai permitir que as pessoas reconheçam seu negócio pelos seus valores. 

Forma de falar e tom de voz ficam mais claros com a persona definida, permitindo que a comunicação seja uniforme nos diferentes canais.

Assim, quando você entra no site da empresa e depois nas redes sociais dela, sente que está falando com a mesma empresa. Não com dois negócios diferentes.

Com essas informações em mãos, você vai saber em quais canais o seu público ideal está. Por exemplo, seu produto é voltado para o consumidor final, por exemplo jovens que consomem memes e GIFs no Instagram?

Ou, então, é um software B2B voltado para tomadores de decisão de grandes empresas, ativos no LinkedIn? 

Com base nisso, você define a linguagem e os lugares certos para encontrar o seu público. Algo bem mais certeiro do que fazer publicações genéricas em qualquer rede social, concorda?

Finalmente, levando todas essas informações em conta — diagnóstico, persona, funil de vendas, especificidades de cada rede social — você pode produzir os seus conteúdos.

Estratégia para interagir com o público

Você fez um diagnóstico, pensou em persona e funil de vendas e criou uma publicação ideal para o seu público.

Seria um desperdício deixar esse post no ar sem interagir com as pessoas que o comentam, concorda? 

A interação é muito importante nas redes sociais. É preciso responder as críticas, agradecer os elogios e dar ouvidos às sugestões.

Isso gera proximidade com o seu público, que vai sentir que a sua marca é feita por pessoas.

E tem mais: além de interagir, é preciso analisar o desempenho das publicações, para melhorar as próximas postagens de acordo com esses resultados.

Neste artigo, procuramos mostrar um pouco de como pensamos a estratégia antes de fazer um post de redes sociais aqui na Gatilho.

Se você quer saber mais, temos um material mais completo sobre o assunto. 

Nele contamos as ferramentas que usamos e como fazemos na prática. A nossa ideia com esse manual é fazer você pensar um pouco fora da caixa, analisar o que tem em mãos e saber usar as oportunidades que a internet dá.

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Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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