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10/08/2021

Como trabalhamos seu funil de vendas na Agência Gatilho

A Agência Gatilho é especialista em branding, experiência e performance. É como todas essas atividades resultam em mais vendas na sua empresa que falaremos nesse texto!

O trabalho que desenvolvemos enquanto agência digital é sempre pensando, planejando, elaborando e executando estratégias a partir das necessidades dos clientes.

Porém, mais do que isso, a Agência Gatilho ajuda cada marca que é sua cliente a conhecer seu DNA, compreender ‘quem’ ela é.

Ou seja, atuamos estrategicamente para que nosso trabalho se converta em resultados efetivos no funil de vendas das empresas.

Pensamos as ações sempre em duas frentes: de um lado, as estratégias e o planejamento e, do outro, o funil de vendas. Elas são pensadas em conjunto e, por isso, se interligam em vários momentos.

Dessa forma, é possível atuar assertivamente, alinhando os objetivos do cliente com o resultado esperado.

A Agência Gatilho é uma agência digital que trabalha com base em metodologias, ideias e experiências vividas ao longo da jornada profissional do nosso coletivo.

Não é algo estático ou que caiba em uma caixa. É uma mistura dos nossos conhecimentos, nossos estudos, nossas aplicações.

E aplicamos a nossa maneira de atuar sempre de acordo com os objetivos, estratégias e maturidade do negócio do cliente.

Para isso, há algumas etapas que acreditamos serem fundamentais para obter essa resposta.

Como a Agência Gatilho faz: 1o – Branding

A criação e a gestão estratégica de marca, ou seja, branding, é o primeiro grande pilar do trabalho da Agência Gatilho.

Com branding, a intenção é estabelecer fortes conexões entre os objetivos da empresa e a proposta de valor entregue ao público em todos os pontos de contato. Dessa maneira, alinhamos as estratégias e as ações com o que o negócio tem de melhor.

A essência das marcas – que no cotidiano corrido do negócio – pode acabar ficando de lado, é resgatada, fortalecida e, dependendo do caso, até descoberta.

Branding é o que gera a base para as melhores estratégias e o alinhamento entre cultura e comunicação da marca.

Portanto, dessa maneira, inevitavelmente, essas ações fortalecem a marca. E marcas fortes, que sabem quem são, comunicam seus valores e agem de acordo com o que acreditam, geram fãs, e não apenas clientes.

Várias ações são realizadas com branding:

1. DNA de marca

Um workshop é realizado conjuntamente para que a equipe da Agência Gatilho encontre a essência da marca. O processo – que é cocriativo e bastante profundo – resulta na base para todas as ações posteriores.

2. Propósito e posicionamento

O entendimento do porquê a marca existe e a delimitação do seu espaço no mercado, além da percepção da marca pelos clientes, são fundamentais para trabalhar com branding e, futuramente, para o planejamento e a execução das ações.

Pensar, agir e comunicar sabendo o que a marca faz e porque faz é poderoso para qualquer negócio.

3. Identidade verbal e visual

Ler e ver a essência da marca ‘traduzida’ em identidades verbais e visuais, para muito além de um logotipo bonito, materializa o DNA. Essas informações serão utilizadas em todos os momentos da comunicação e são, portanto, primordiais para as demais ações.

4. Naming

A Agência Gatilho também pode realizar o naming, que é o processo de criação de nome para a marca. 

Para o naming, leva-se em conta todo o percurso de workshop de DNA, bem como um estudo de aceitação pelo público.

Um dos nossos cases de naming é o do WePlan. Conheça um pouco do nosso trabalho com a marca de móveis planejados que, por meio de credenciados, conecta os clientes diretamente com a indústria em todo o Brasil.

Como a Agência Gatilho faz: 2o – Experiência

Em segundo lugar, destacamos a experiência, ou seja, as ações que conectam a essência da marca com o mercado. Portanto, a experiência está intimamente ligada ao relacionamento.

Quando a percepção dos clientes em relação à marca passa ao nível emocional, a essência dessa marca é sentida. Isso é mais profundo que a percepção racional, tornando a marca mais relevante e memorável. 

Com a experiência, o público-alvo percebe a marca com valor agregado e identifica-se com seus valores e crenças. Além disso, há mais pontos de contato e relacionamento entre público-alvo e marca.

Para pensar como a experiência vai tocar esse público, algumas ações anteriores são realizadas pela Agência Gatilho:

1. Pontos de contato

O mapeamento de todos os possíveis pontos de contato, para que as ações alcancem todos os públicos.

2. Atuação em todas as etapas da jornada do consumidor

Com os pontos de contato mapeados e a jornada do consumidor estabelecida, as experiências são criadas para todas as etapas, desde o momento da descoberta da empresa pelo público até a decisão de compra.

3. Ações de ativação

Nada melhor do que agir para que o público perceba, sinta e viva essas experiências. Assim, pensamos nessas ações de ativação em experiências memoráveis ao público. 

4. UI/UX

Não basta pensar nas ações de ativação e em experiências memoráveis. É preciso ter as interfaces de uso focadas nos usuários

Como a Agência Gatilho faz: 3o – Marketing Digital

Para qualquer post que pensamos para as redes sociais dos nossos clientes, esteja certo: há uma estratégia por trás, que veio bem antes do que qualquer palavra ser escrita, qualquer vídeo ser gravado ou qualquer imagem ser criada.

Aliás, estratégia é algo que utilizamos em todo nosso trabalho. Dessa forma, os posts em redes sociais não são ‘só’ posts em redes sociais. 

Cada um deles está ligado a um objetivo específico, são pensados e criados para contribuir para que se atinja essa meta, a qual também está inserida em um planejamento, concebido a partir de um plano estratégico.

A gente resolve seu B.O., não com uma fórmula mágica, mas, sim, com estudo, compreensão do DNA dos nossos clientes, destaques para os objetivos, entendimento dos desafios e problemas do negócio a serem superados.

Para isso, utilizamos um percurso lógico, com estratégia, planejamento e ação! A partir das personas e da brand persona, utilizamos a linguagem adequada para seu público, com conteúdo que faça sentido para ele, na etapa da jornada de compra em que ele está.

Nas atividades cotidianas do marketing digital, também monitoramos as ações, verificando se os resultados estão adequados ao planejado. 

É dessa maneira que, a partir da análise das métricas, entendemos o que dá certo e aprimoramos as ações.

Portanto, realizamos:

1. Estratégia digital

Inclui o planejamento e criação de conteúdos. Pensamos em cada etapa do funil de marketing, relacionado ao funil de vendas e à jornada do consumidor, planejando e criando conteúdos para engajar, converter e vender.

Aqui, pensamos em como ampliar o tráfego, seja o orgânico (em blogs, por exemplo, com o marketing de conteúdo e posts escritos a partir de SEO) ou o pago (nas redes sociais ou no Google, por exemplo).

2. Plano de ações

O que postar em cada data e horário, conforme o comportamento, os dias e horários de uso dos seguidores é algo detalhadamente traçado no calendário de cada cliente da Agência Gatilho.

3. Mídias sociais

Planejamos cada rede social conforme seus propósitos e públicos. Criamos conteúdos para cada um deles, e gerenciamos seus canais de comunicação.

4. Campanhas on/off

As campanhas precisam ir além do online. Dessa forma, as ampliamos para várias plataformas.

Relação de todo trabalho com o funil de vendas

Não adiantaria fazer ações de marketing digital sem entender a fundo ‘quem’ a marca é. Ficaria incompreensível ou mesmo – e ainda mais grave – não traria o efeito desejado, que está ligado diretamente ao objetivo da empresa (em geral, vender).

É por esse motivo que explicamos o ‘modo de fazer’ da Agência Gatilho antes de chegar nesse ponto do funil de vendas.

Pensamos nos objetivos do semestre, projetando-os mensalmente. Basicamente, resumimos da seguinte forma:

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Na Agência Gatilho, planejamos e executamos para nossos clientes, no Topo do Funil (ToFu), conteúdos de blog e de redes sociais mais abrangentes. O resultado esperado é que o público das empresas os encontrem na internet – ou seja, é a etapa da descoberta.

Conteúdos de qualidade, educativos e focados nas dúvidas dos visitantes são fundamentais. Mas não só isso: eles devem ser otimizados para os motores de busca. Afinal, há um gigante oceano de informações na internet.

Conteúdo resolutivo está no nível do MoFu, o Meio do Funil. Uma ferramenta para solucionar um problema do lead. Dessa forma, será um ótimo meio para qualificá-lo e conduzi-lo para a venda.

No Fundo do Funil (BoFu), as informações são mais diretas a respeito de produto ou serviço. O conteúdo vai ‘dirigir’ os leads para a compra ou para o remarketing, caso ele não feche a aquisição no primeiro momento.

Como são necessárias análises, a Agência Gatilho, em decisão conjunta com a empresa, a partir do que ela deseja e objetiva, estabelece indicadores para a estratégia de marketing.

Eles podem ser, por exemplo, custo por lead, custo por conversão, conteúdos mais lidos/vistos, page rank e tráfego.

Nós também contribuímos com dados e relembrando os objetivos da empresa para o entendimento dos valores a serem investidos. O fato é que sem estratégia fica difícil ter um referencial de quanto investir. 

Um plano de marketing da Agência Gatilho

Para aprofundar ainda mais nossa forma de atuação aqui na Agência Gatilho, fizemos o Plano de Marketing para Empresas de Tecnologia. Apesar do foco ser em empresas de tecnologia, é possível fazer um paralelo com qualquer tipo de negócio.

Ah, se quiser saber mais do nosso processo, também contamos um pouco da nossa atuação com o Pratas Thermas Resort, no blog. 

Ainda falando a respeito do desenvolvimento de estratégias, de execução e de resultados, relatamos alguns cases no nosso site.

E, claro, se quiser saber mais a fundo sobre todo o nosso processo, seguimos à disposição para uma conversa acompanhada de café! Entre em contato!

Mauricy Pace

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Branding e Mestre em Educação. Professor universitário, analista digital e curioso nas horas vagas.

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