Estratégia
24/02/2021

Como uma boa estratégia digital pode melhorar suas vendas em 2021

Se alguém ainda questionava o poder da internet para os negócios, independentemente do segmento de atuação, o ano de 2020 veio para acabar com qualquer dúvida. A pandemia obrigou as pessoas ao distanciamento social e foi exatamente quando as pessoas saíram das ruas que a estratégia digital fez toda a diferença para a comunicação das marcas.

Num cenário em que a ordem do dia é ‘ficar em casa’, tanto empresas quanto consumidores partiram massivamente para o e-commerce, porque alguns produtos e serviços são essenciais, mesmo em tempos de isolamento.

Nem todos estavam preparados para essa intensificação do uso de sites, blogs e redes sociais para transações comerciais, e muito menos para manter o relacionamento com os clientes.

Os que já tinham uma estratégia digital bem planejada saíram na frente, com certeza. Outros, perceberam a necessidade logo de cara e correram atrás para garantir seu lugar no mundo on-line. E, obviamente, teve aqueles que apostaram que a pandemia fosse algo passageiro e em poucos dias tudo voltaria ao normal. Quem dera estivessem certos!

À espera de um novo normal

Infelizmente a pandemia está quase completando um ano e estamos longe de voltar à vida normal. Por isso, no que se refere a marcas e suas chances de sobrevivência no mercado, é urgente a adaptação para o ‘novo normal’, ou seja, marcar sua presença no mundo digital, estabelecendo e consolidando a internet como um novo canal de relacionamento, de atendimento e de vendas.

Em 2021, as redes sociais são as novas vitrines, os novos cartões de visita. É nelas que os clientes estão procurando produtos e serviços. Ou sua marca está lá, com uma estratégia digital desenvolvida e executada conforme seus valores, ou está fora do jogo.

O que muitas pessoas ainda não compreendem é que ter uma estratégia digital para a marca é muito diferente de criar perfis em todas as redes sociais e publicar conteúdos aleatórios, desconectados, sem nenhum propósito.

Aliás, propósito é uma das primeiras coisas que precisa ser definida antes de pensar em escrever um post. Por que sua marca existe? Pra quem ela é feita? Com quem ela fala? Como ela interage? Já pensou nisso? Se não pensou, fica a dica.

A partir das respostas para essas e outras perguntas, você vai descobrir o verdadeiro propósito da sua marca, vai descobrir o que as pessoas esperam quando fecham negócio com sua empresa, vai perceber que muito além de um produto ou serviço, você vende uma experiência – e é ela que vai determinar se o cliente volta ou não.

Não basta estar, tem que marcar presença

É possível estar na internet sem ajuda profissional? Sem dúvidas! A internet está aí para quem quiser entrar. Pode-se dizer que é o meio de comunicação mais acessível de todos.

Mas a pergunta certa aqui é: consigo marcar presença, me tornar referência, ser relevante, ter bons resultados fazendo tudo sozinho? Provavelmente, não! Que saber por quê?

Porque você gastaria um tempo enorme para entender o funcionamento das redes sociais, as especificidades de cada uma delas, como os usuários consomem conteúdo, que gatilhos os levam à ação de entrar em contato, solicitar um orçamento ou mesmo efetuar uma compra… E isso é só a parte teórica.

A parte prática inclui produzir textos, imagens e vídeos com conteúdos que comuniquem de forma assertiva os propósitos da sua marca, em linguagem adaptada a cada canal de comunicação, gerenciar as publicações, interagir com os usuários. Já deu pra entender, né?

E aí, enquanto você se ocupa com a comunicação da sua marca, quem administra a empresa? Quem atende o fornecedor, quem cuida do estoque, quem gerencia a equipe? Enfim, quem se dedica àquilo que é o foco do seu negócio?

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Estratégia digital é coisa séria

Não se trata apenas de estar na internet, publicar qualquer coisa, de qualquer jeito. É preciso fazer a diferença, usar as redes sociais para agregar valor à sua marca, atrair o público e despertar nele não só o desejo de consumir o que você vende, mas a vontade de fazer parte de um grupo – do grupo que se identifica com os valores que sua marca prega.

Conseguir isso sem uma excelente estratégia digital, planejada e executada por quem realmente entende do assunto, é praticamente impossível. 

Pensar estrategicamente as ações de comunicação de uma marca para os meios digitais é uma tarefa demorada, um processo com várias etapas e infinitas possibilidades. Uma escolha acertada, e os resultados surpreendem. Por outro lado, um detalhe que passa despercebido pode pôr tudo a perder.

Assim, se você realmente deseja marcar presença na internet, ser reconhecido pelo seu público, se tornar referência no seu segmento, é importante ter suporte profissional para definir e executar a estratégia digital da sua empresa.

Leia o conteúdo Vender online: como estruturar uma estratégia digital de sucesso.

O que vem antes do primeiro post

Uma boa estratégia digital começa pelo diagnóstico do seu negócio, descobrir e entender qual o propósito da sua marca, como já comentamos antes. Depois, definir o perfil do seu cliente ideal, ou seja, a persona – quem é, de onde vem, como chegou até você, que hábitos possui, com quem convive, com o que trabalha. Quanto mais detalhes, mais assertiva será a comunicação com ele.

Nessa análise, também é possível identificar quanto esse cliente conhece do seu negócio e, a partir daí, definir em que nível do funil de vendas ele está e que tipo de conteúdo oferecer para ele: informações básicas, um texto um pouco mais elaborado, ou um post bem detalhado, que explore as especificidades do produto ou serviço que você vende. 

Definido o tipo de conteúdo, parte-se para análise das redes sociais que serão utilizadas para alcançar a persona. E aí adapta-se a linguagem do texto às características de cada canal: mais ou menos formal, maior ou menor quantidade de texto, imagens mais ou menos coloridas…

Agora é escrever, publicar, aguardar as reações do público, interagir com ele – responder críticas, agradecer elogios, ouvir sugestões – e, por fim, medir os resultados.

Com a ferramenta certa, é possível saber quantas pessoas foram impactadas pela publicação, quantas reagiram ou interagiram, se o número de seguidores aumentou ou diminuiu, se o volume de vendas cresceu, entre outras métricas que permitem avaliar os resultados da estratégia digital e decidir, com base em dados concretos, o próximo passo.

Se estiver pensando em adotar uma estratégia digital para sua empresa, entre em contato conosco. A Gatilho é especialista no assunto e pode ajudar a sua marca a se tornar referência no mercado.

Mauricy Pace

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Branding e Mestre em Educação. Professor universitário, analista digital e curioso nas horas vagas.

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