Digital
22/11/2019

Cultura digital: como implantá-la na sua empresa

Nos últimos anos, tem se falado muito em transformação digital. Mas você sabia que a chave para fazer esse movimento de forma bem-sucedida é tendo uma cultura digital na sua empresa? 

Não ter uma cultura digital presente na empresa é um empecilho comum entre os negócios que procuram fazer uma virada para o digital.

E se engana quem pensa que estamos falando só de adotar as ferramentas mais modernas do mercado.

Ter uma cultura digital requer um trabalho que não só coloque a importância do digital na mente dos tomadores de decisão, mas também que garanta que todos os colaboradores estejam informados e engajados no cultivo dela. 

Mas como fazer isso? Como desenvolver uma cultura digital na empresa para ter uma transformação digital de sucesso? Neste artigo, trazemos 5 dicas de como fazer!

1. Cultive a transparência

Criar uma cultura digital na empresa exige que todos na empresa, independentemente do cargo, estejam conscientes do impacto que o digital pode ter nas vendas, na receita e na produtividade.

É por isso que um ponto-chave nesta etapa inicial é a transparência. É importante que a diretoria deixe claro que a empresa está iniciando um processo de desenvolvimento de uma cultura digital, explicando os objetivos disso.

Isso vai ajudar a manter o time engajado, além de evitar especulações sobre os motivos pelos quais o negócio está fazendo essa mudança.

Para auxiliar, é possível lançar mão de ferramentas de comunicação, como o Slack, além de artigos que podem ser publicados no blog da empresa, lembretes internos, emails.

Todos esses canais servem para que os colaboradores troquem ideias uns com os outros e também para que a diretoria possa fazer comunicações mais transparentes.

O ambiente deve ser confortável para que os colaboradores falem sobre suas ideias. Em um processo de desenvolvimento da cultura digital, bons insights podem vir de todos os lados.

2. Defina e alinhe os seus valores digitais

Como falamos na introdução, ter uma cultura digital vai além da tecnologia. Ela é uma espécie de modo de pensar que deve permear todos os processos da empresa.

Por isso, é importante identificar os valores digitais do seu negócio. Eles vão guiar a cultura da empresa, pois expressam o que é mais importante para ela.

Neste momento, leve em consideração quais são os valores da sua empresa e combine-os com as habilidades digitais necessárias para alcançá-los.

Aqui, não existe receita, pois os objetivos de cada negócio são diversos, e cada um adota a cultura digital que esteja de acordo com seus valores.

receitas de marketing digital

3. Use a tecnologia

Embora a cultura digital não seja, como dissemos, sinônimo de adotar tecnologias, existem novas ferramentas que podem ajudar os seus colaboradores a trabalharem de forma mais colaborativa e a ganharem produtividade.

Alguns exemplos: em termos de colaboração, ferramentas como o Monday e o Trello estimulam o trabalho em equipe e permitem que um colaborador acompanhe o que o outro está fazendo, fazendo comentários e oferecendo insights.

Já o Slack, que já mencionamos no item sobre transparência, facilita conversas e integra também quem trabalha remoto ou em outras cidades.

Esses são exemplos de softwares bem conhecidos, que a maioria das startups usa atualmente. Mas existem também aqueles que são específicos do seu segmento. 

4. Ofereça treinamentos

Oferecer treinamentos é crucial para desenvolver uma cultura digital. Isso deve ser feito em todos os níveis, dos estagiários ao CEO. Mas lembre-se: oferecer treinamentos genéricos pode acabar desestimulando a equipe.

Pense que o nível de conhecimento de alguém que trabalha diretamente com tecnologia é diferente do de um colaborador que só a utiliza eventualmente. 

Por isso, pense em diferentes níveis. Por exemplo, quem vai trabalhar diretamente com o digital pode receber um treinamento mais avançado.

Enquanto os outros colaboradores podem receber um treinamento mais generalista, que os ajude a aplicar a cultura digital no dia a dia e que os faça entender seus papéis nesse processo.

Esses treinamentos podem ser flexíveis, oferecidos online por meio de uma plataforma de educação a distância, por exemplo.

5. Esteja confortável com os riscos

Adotar uma cultura digital é, de certa forma, assumir riscos. Por isso, o jeito é estar confortável com eles. É preciso entender que riscos são parte desse processo, e nem sempre precisam ser temidos.

Afinal, é arriscando que você faz experimentos e, embora possa haver erros, os acertos podem trazer ganhos significativos para o seu negócio.

Neste artigo, falamos de 5 dicas para você implantar a cultura digital na sua empresa. Elas são o ponto de partida para construir uma cultura que envolva todos os colaboradores, abrace a colaboração e a comunicação transparente, aumente a produtividade e, é claro, a inovação.

Mas, se você está perdido nesse processo, saiba que sempre pode contar com ajuda especializada para tornar sua empresa mais digital.

Na Gatilho, por exemplo, cuidamos da sua estratégia digital, desde o diagnóstico, passando pela definição de objetivos, plano de ação, análise de canais, definição de personas e da jornada de compra e mais, para você aproveitar o digital da melhor forma possível. 

Entenda mais sobre o que fazemos e como fazemos.

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

Voltar aos posts

como está seu negócio no ambiente digital?

teste agora