Influenciador digital: sua marca pode ser um

Influenciador digital: sua marca pode ser um

Digital
05/12/2019

Influenciador digital. Quem esteve na internet nos últimos anos e não ouviu ou leu essas palavras? 

O trabalho de influenciador digital surgiu, e os influenciadores ganharam muitos seguidores, especializaram-se em nichos e ganharam tanta importância que hoje fazem parte da estratégia de marketing de muitas empresas.

Para ser mais preciso, dois terços do mercado usa o marketing de influência, de acordo com a pesquisa ROI & Influência 2019, feita pela YouPix.

Mas o que você talvez não saiba é que a sua marca também pode ser influenciadora digital.

Ficou curioso? Descubra como neste artigo!

A importância de sua marca se tornar um influenciador digital

Marcas conhecidas vêm à mente com facilidade, você concorda? Há casos em que é só ouvir a categoria do produto para pensar em alguns nomes — refrigerante, por exemplo, muitas vezes lembra automaticamente Coca-Cola. 

Pensando por esse ponto de vista, pode parecer que investir em posicionar a sua marca é suficiente, desenvolvendo uma imagem e comunicando-a ao público. 

O problema é que, atualmente, as empresas também são uma forma de influência.

Você cria e nutre sua marca como uma forma de influenciar o comportamento dos clientes.

Não adianta só as pessoas tomarem conhecimento da sua marca se não forem o público-alvo certo para comprar os seus produtos, concorda?

Nesse contexto, comunicar sua marca é só uma ferramenta para influenciar o comportamento dos consumidores. Seja com publicidade ou produção de conteúdo relevante.

Para tornar-se uma marca influenciadora, é preciso focar em outras estratégias. É sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

5 dicas para sua marca influenciar os consumidores

1. Use as redes sociais como um influenciador digital profissional

O principal espaço virtual onde a influência dos consumidores acontece consiste, é claro, nas redes sociais.

Será necessário desenvolver uma comunidade em torno da sua marca nas redes sociais. Isso representa um esforço contínuo, mas que pode trazer bons resultados. 

Para começar, produza bons conteúdos, relevantes para a sua persona. É preciso conhecer o seu público, saber o que ele deseja ouvir, o que faz com que ele procure a sua empresa.

Para isso, analise o mercado e o comportamento do seu público. 

Não basta criar um perfil, postar de vez em quando e esperar resultados milagrosos. É preciso ter constância nas publicações.

É melhor ter uma frequência definida, por exemplo posts 3 vezes por semana, do que postar todos os dias por uma semana e abandonar a página. 

Para facilitar, prepare um plano de conteúdo mensal, com os temas para cada publicação.

Assim, você se compromete a produzir os conteúdos e publicá-los nas datas definidas, e também consegue prever datas comemorativas. Por exemplo, para não lembrar de uma data importante só na véspera.

receitas de marketing digital

2. Invista em análise

Uma abordagem comum no marketing digital é a de que, na internet, tudo pode ser mensurado.

Por isso, para avaliar se a sua estratégia nas redes sociais está indo bem, a dica é fazer análises constantes. Observe os dados de interação com as suas postagem, essas informações vão servir para guiar as próximas publicações. 

Além da análise quantitativa, é bom ficar atento aos dados qualitativos. Quais os elogios e críticas feitos pelos seus seguidores? Os comentários são de teor positivo, neutro ou negativo?

Além disso, interaja com o seu público, agradecendo os elogios e respondendo às críticas. 

3. Foque no uso do produto ou serviço no longo prazo

Para ser um influenciador, você também pode focar no uso dos seus produtos no longo prazo.

E não só na venda dele. Dessa forma, seu público vai seguir engajado com a sua empresa, mesmo depois de ter fechado a compra. 

Para isso, pense em quais atividades você deseja que a sua clientela faça com os seus produtos.

Veja a Apple, por exemplo. Além de vender celulares, computadores e outros dispositivos, a empresa estimula os clientes a os utilizarem por meio de aplicativos como iTunes e muitos outros disponíveis na App Store.

Assim, o público continua conectado com a marca ao longo do tempo. 

4. Estimule os clientes a engajarem com a sua marca

Além de estimular o uso, é importante que os seus clientes engajem com os produtos, serviços e com a sua marca.

Para isso, você pode associar o que a sua empresa oferece com um estilo de vida.

Um exemplo é a marca gaúcha de calçados Insecta Shoes, que estimula os consumidores a “calçarem uma causa”, uma vez que os produtos são ecológicos, unissex e veganos.

Outra marca gaúcha de sapatos, a Vinci Shoes, estimula as consumidoras a publicarem fotos com os produtos usando uma hashtag específica. As melhores são republicadas no próprio perfil da marca.

5. Ajude o consumidor a criar hábitos e rotinas

Outra maneira de tornar a sua marca uma influenciadora é estar presente na vida do consumidor, ajudando-o a criar hábitos e rotinas.

Criar hábitos significa proporcionar situações em que os consumidores engajem com os produtos diariamente, de forma que a sua solução passa a fazer parte do cotidiano deles.

Para uma marca de creme dental, isso é fácil, porque existe um contexto que faz com que o consumidor use o produto todos os dias — é preciso escovar os dentes depois das refeições, várias vezes ao dia.

Mas para quem oferece um produto de luxo, por exemplo, a tarefa é mais complicada.

Nesses casos, melhor é criar uma relação consistente entre situações que se repetem na vida das pessoas, colocando a sua marca de forma presente nelas.

Viu como é possível ter uma relação de influência com os seus consumidores na internet, a exemplo do que fazem os influenciadores digitais?

Fazendo um trabalho consistente, você consegue ótimos resultados, não só aumentando vendas, como também ficando na mente dos consumidores.

Se você precisa de uma ajuda profissional para isso, pode acionar a Gatilho.

Para nós, resultados assertivos no ambiente digital passam por estratégias de mídias sociais alinhadas com seu público e seu negócio. Saiba mais sobre o que fazemos e como fazemos.

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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