Marketing
27/11/2020

Marketing de conteúdo: como o relacionamento ajuda sua empresa a vender

Há uma frase bem conhecida entre quem trabalha com marketing. Creditada ao empresário e escritor norte-americano Jeffrey Gitomer, a citação diz que “as pessoas não gostam que você venda para elas, mas elas adoram comprar”.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que comprova que essa afirmação realmente faz sentido na prática. Por meio dela, empresas atraem, adquirem e engajam seus públicos-alvo. O objetivo é, sim, fazer com que essas pessoas ou negócios se tornem clientes, mas a abordagem não é apelativa.

Mas como isso é feito na prática? Como o próprio nome sugere, a estratégia é baseada na produção e distribuição de conteúdos relevantes, que serão a base para um relacionamento duradouro entre cliente e empresa.

No entanto, para que o marketing de conteúdo dê resultados, trazendo vendas, a empresa não deve falar sozinha. Não basta só publicar. É importante desenvolver relacionamento com as pessoas que consomem os seus materiais.

É preciso também engajamento e interesse da sua audiência para vender mais. Seja por meio de um comentário em um artigo no blog, seja por intermédio de uma mensagem no Instagram, você tem a possibilidade de se conectar com sua base de uma maneira mais pessoal, dando uma resposta significativa.

Quer saber como fazer isso? Leia o artigo para entender como o marketing de conteúdo pode ser uma maneira de criar relacionamento com os seus potenciais clientes e veja as dicas de como fazer isso na prática.

A importância de construir relacionamento com os potenciais clientes

Ao produzir seus primeiros conteúdos, você começa a atrair os usuários. Na medida em que seus materiais atraem mais circulação, sua empresa vai construindo credibilidade. Os consumidores começam a se conectar com a sua marca e você conquista seguidores.

Essas pessoas podem compartilhar seus posts, e-Books e outros conteúdos com a família e os amigos. Aos poucos, você se torna uma fonte valiosa de informação para elas.

Mas não se trata só de criar e distribuir blogposts, e-Books, vídeos e outros formatos. Mais do que isso, o marketing de conteúdo é uma estratégia que, quando executada da maneira certa, pode posicionar sua empresa como autoridade no seu mercado de atuação. Sua marca se torna uma verdadeira influenciadora.

A ideia é, como falamos na introdução, não ter uma abordagem vendedora, mas focar em se tornar uma autoridade nos temas relacionados ao seu mercado de atuação. Fale de assuntos sobre os quais a sua audiência se importa, resolva as dores dessas pessoas por meio dos seus conteúdos e torne-se referência no seu mercado. 

Pense em mover possíveis clientes pelo funil de vendas. A venda deve ser uma consequência natural desse relacionamento que é construído com os seus potenciais consumidores.

Como se relacionar com a sua base por meio do marketing de conteúdo

Veja algumas dicas práticas para construir relacionamento com a sua base por meio do marketing de conteúdo!

Seja consistente

Postar somente uma vez no blog da empresa e depois abandoná-lo? Essa não é a melhor estratégia.

Um marketing de conteúdo de resultados é consistente, com publicações periódicas. Você não precisa escrever todo dia, mas ter uma frequência definida é fundamental. Dessa forma, sua audiência vai perceber que você está sempre lá, e que os seus canais não estão abandonados. Novos seguidores verão que seu blog e redes sociais estão atualizados.

Além da periodicidade, faça conteúdos de qualidade, profundos e que mostrem que você entende do que está falando.

Invista em distribuição

A produção é importante, mas não minimize o poder de uma boa distribuição. Além de criar conteúdo de qualidade, garanta que ele seja consumido pelas pessoas certas.

Canais como e-mail marketing e redes sociais são essenciais aqui. Para começar, ofereça a possibilidade de os visitantes do blog se inscreverem para receber as novidades em primeira mão. 

Com essa base de e-mails criada, é só enviar as novidades para os seus inscritos por meio de uma newsletter atrativa. Esses contatos podem ser usados também para dar seguimento a esse relacionamento no futuro.

Escreva e-mails atrativos

Para divulgar os seus conteúdos, invista em e-mails objetivos e atrativos.

Crie um título interessante para que a mensagem seja aberta e use personalização. Com uma ferramenta de automação de marketing, dá para personalizar campos como nome da pessoa e a empresa em que trabalha. 

Mas é possível ir além: você também pode separar suas listas de acordo com o perfil de cada um desses contatos, enviando os textos e materiais que fazem mais sentido para cada um deles.

Lembre-se de enviar e-mails somente para quem permitiu receber suas mensagens e de oferecer a possibilidade de as pessoas se desinscreverem, evitando ir parar na caixa de spam. E, quando tiver uma base maior, também dá para investir em testes A/B para ver o que funciona melhor. 

Conte com ajuda externa para produzir os melhores conteúdos

Começar uma estratégia de marketing de conteúdo do zero pode ser complicado, especialmente para empresas que não contam com uma equipe focada em marketing digital.

Mas saiba que você não precisa fazer tudo sozinho. Uma possibilidade é contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto, que cuida do planejamento, da execução e de análise das ações.

O conteúdo é uma das especialidades da Gatilho, por exemplo. Por meio do conteúdo digital, criamos relevância para sua marca e melhoramos os pontos de contato com o seu cliente. 

Isso é feito por uma série de etapas: 

  • começa no diagnóstico, em que mergulhamos nas dores do seu público e entendemos seus objetivos de negócio;
  • em seguida, na estratégia, fazemos definições com base nos resultados da etapa anterior;
  • o próximo passo é materializar as estratégias em entregas na ativação;
  • o processo não acaba com a publicação dos conteúdos: há ainda o monitoramento, estágio em que avaliamos cada esforço e implementamos as melhorias necessárias.

Além do conteúdo, também atuamos em outras frentes, como desenvolvimento de sites e blogs, campanhas nas redes sociais, otimização de sites para SEO e muito mais. Saiba mais sobre o que fazemos e como fazemos!

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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