Marketing de conteúdo: o que é e para que serve

Marketing de conteúdo: o que é e para que serve

Conteúdo
19/02/2020

Podemos resumir o que é o Marketing de conteúdo como uma estratégia baseada em produzir e distribuir conteúdo relevante e educativo.

Visando assim, engajar o público, fazer sua rede de interessados crescer e tornar sua marca autoridade no mercado. 

Rafael Rez faz um apanhado de conceitos do que é Marketing de conteúdo em seu livro “Marketing de Conteúdo: a Moeda do Século XXI”. Uma em especial é bastante abrangente:

“Marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que usa o conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma empresa”. 

E ele segue com a explicação:

“Consiste em definir esse público, estabelecer os pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente com formas de conteúdo nas mais variadas modalidades, medindo cada etapa do relacionamento para manter esse conteúdo sempre relevante para o consumidor”.

Por que o marketing de conteúdo funciona?

Falando assim, diretamente e em poucas palavras, parece até fácil.

A aplicação de uma estratégia de Marketing de conteúdo é simples, mas exige frequência, constância e uma boa dose de entendimento de como ajudar seu público.

Contribuir constantemente para a resolução de problemas gera o respeito à marca. As pessoas vão enxergando-a como autoridade. Depois, o caminho é natural: elas se tornarão consumidoras da marca.

Mas não somente consumidoras: quem é ajudado tem uma percepção bastante positiva  da marca.

Futuramente, a tendência é, com a proximidade, defender a marca. Tornam-se “advogados” da marca.

Em um mercado em que a reputação importa tanto, a empatia do consumidor para com a empresa é tão relevante, é fundamental que se busque essa proximidade, essa intimidade.

Para quem o marketing de conteúdo funciona?

Essa é uma questão bastante importante. Muita gente pensa – equivocadamente – que o marketing de conteúdo é para grandes corporações, empresas de porte e já consolidadas no mercado.

Na verdade, essa é uma estratégia bem, digamos, “democrática”.

Desde micro a pequenas empresas até as gigantes têm possibilidades de se beneficiar com o marketing de conteúdo, desde que, obviamente, aplicado adequadamente e com consistência.

O marketing de conteúdo também pode contribuir para a redução da variação normal de vendas dos negócios.

Há menor suscetibilidade ao tempo: um conteúdo de qualidade pode gerar autoridade por anos à empresa. 

A qualquer momento alguém pode buscar o conteúdo e o considerar importante a ponto de compartilhar.

Assim, aquele conteúdo volta à “atividade”, retomando o ciclo de leitura, geração de autoridade, proximidade e vendas.

receitas de marketing digital

Vantagens e benefícios com o uso do marketing digital

Já falamos de pelo menos duas vantagem do uso dessa estratégia para seu negócio. Mas, para reforçar, vamos colocar os tópicos para deixar tudo bem claro.

1. Tornar-se autoridade no mercado de atuação

Quando as pessoas percebem que sua empresa as ajuda a resolver problemas, você começa a traçar uma jornada rumo à autoridade.

Isso fica por conta do conteúdo – inédito, eficaz, claro e educativo. 

Obviamente, ninguém se torna autoridade num passe de mágica ou do dia para a noite.

O trabalho, como já falamos, precisa ser frequente, consistente e eficaz, com conteúdos que de fato façam diferença para o público. 

E, depois, seguimos para o próximo passo…

2. Vender mais por ser autoridade

Aquelas estratégias de entrar (forçadamente) na cabeça do seu cliente de tanto aparecer dizendo apenas “compre, compre, compre!” podem ainda dar certo. 

Mas há a opção de oferecer conteúdo e, mais sutilmente e com valor agregado, fazer do seu cliente seu fã. Conquistá-lo e, depois, vender a ele sem pressão.

No modelo tradicional, sua empresa estará “forçando” a venda. No marketing de conteúdo, estará gentilmente conduzindo-o à compra.

3. Gerar interação entre público e marca

O conteúdo proporciona o ambiente ideal para o engajamento. Pessoas engajadas interagem com a marca, seja com perguntas, com sugestões ou mesmo com elogios.

E a partir de boas experiências de interação, o conteúdo da sua empresa passa a ser compartilhado, trazendo ainda mais visibilidade para a marca.

Como as pessoas, em geral, são muito mais empáticas com outras pessoas (do que com marcas), um compartilhamento de um material de uma marca tem um potencial enorme de ainda mais engajamento.

E assim o ciclo se intensifica.

4. Gerar leads

O marketing de conteúdo é um caminho promissor – se não o melhor – para a geração de leads.

A produção de conteúdos pode ser uma forma de os potenciais clientes chegarem e olharem para sua marca.

Com um bom conteúdo e uma estratégia adequada, seu possível futuro cliente deixa, com o maior gosto, seu endereço de e-mail, em troca de conteúdos em webinars, e-books, infográficos, manuais, etc.

5. Reduzir o custo para a geração de leads e o encantamento de novos clientes

Com conteúdo de qualidade, novos clientes acessarão seu site ou suas redes sociais (criando o interesse para levá-los ao site ou blog) organicamente.

Isso reduz o custo de aquisição de cliente.

A produção de conteúdo não pode parar, mas uma vez criado, o conteúdo – revisado e atualizado constantemente – pode trazer clientes por muitos anos. 

O custo dessa operação é muito reduzido em comparação a outras formas de levar seus produtos/serviços ou mesmo sua marca para os futuros clientes.

Planejamento e mão na massa!

Como já comentamos, não basta sair publicando, sem uma direção. Ao decidir adotar essa estratégia, a empresa precisa ter um bom planejamento.

Isso porque não basta sair produzindo materiais, sem datas específicas de publicação, sem conteúdos-chave para engajar e sem uma bela revisão de SEO para ranquear bem no Google. 

Você tem ideia de como fazer tudo isso? Conta pra gente!

Ah, e se se sente inseguro e gostaria que especialistas fizessem todo esse trabalho, entre em contato com a Gatilho.

Somos especialistas no assunto, desde a estratégia até as métricas. Marque um café conosco e conheça tudo o que temos a oferecer para sua marca!

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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