Marketing digital: além do post em redes sociais

Marketing digital: além do post em redes sociais

Marketing Digital
30/07/2019

Quando você pensa em marketing digital, o que vem à sua mente?

Para muita gente, marketing digital é sinônimo de fazer publicações em redes sociais. Mas, na verdade, divulgar sua empresa em sites como Facebook, LinkedIn e Instagram é só uma das possibilidades que essa estratégia ampla oferece.

O marketing digital é bastante abrangente. Consiste em divulgar seus produtos ou serviços na internet usando diversos canais, como email, site, blog, buscadores como o Google e, é claro, redes sociais.

Características do marketing digital

O marketing digital é um contraponto ao marketing offline. Pense em como as coisas eram antigamente: digamos que você fosse dono de uma pizzaria e que investiu em divulgação em um outdoor em uma avenida movimentada da cidade. 

Como saber quantas pessoas viram a sua propaganda? Quantos dos seus novos clientes vieram por causa dela? E quem garante que as pessoas que passaram por ali gostam de pizza?

Por muito tempo, o marketing foi aquela área criativa da empresa, um investimento que não se sabia ao certo se daria retorno. Com a chegada da internet, isso mudou, de modo que, em uma estratégia digital, é possível responder com facilidade as perguntas acima.

Online, dá para medir facilmente quantas pessoas clicaram em um anúncio, quantas pularam a propaganda do YouTube depois dos 5 segundos, quem cancelou o recebimento dos emails, só para citar alguns exemplos. Também é possível direcionar cada campanha para um público bem específico, que provavelmente se interessa pelo que você vende.

A possibilidade de medir os resultados das suas campanhas é uma das principais características do marketing digital. Por conta dela, o marketing tem se tornado cada vez mais uma área estratégica na empresa, menos baseada em achismos.

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Além disso, outra revolução trazida pela internet foi a de colocar o cliente no centro do processo de compra. Se antes era preciso ir até à loja de carros e ouvir o vendedor falando sobre os benefícios de determinado veículo, hoje é possível comparar marcas e modelos por meio de avaliações e vídeos de quem já comprou na internet.

O comprador chega à loja bem mais preparado, e os vendedores precisam ter informações mais aprofundadas em mãos para tirar as dúvidas. 

Por isso que o marketing digital é também menos invasivo. A ideia não é só vender seus produtos de forma superficial, mas sim entender que está lidando com um público que já tem pelo menos algumas informações.

Começando do zero: defina um objetivo para investir em marketing digital

Quando empresas entendem o que é marketing digital e como ele funciona, muitas querem logo colocar a mão na massa. Mas sair fazendo publicações nas redes sociais e posts no blog sem uma estratégia definida pode ser perda de tempo.

Como falamos, o marketing digital permite fazer campanhas mais direcionadas para o seu público-alvo. E, para aproveitar bem essa possibilidade, o primeiro passo é focar em estratégia.

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Você vai precisar responder perguntas como:

  • Quem é o meu público-alvo?
  • Como funciona o meu mercado de atuação?
  • Quais são os meus objetivos ao investir na internet? 
  • Em quais canais (site, redes sociais, email etc.) faz sentido a minha empresa estar presente?

Tenha uma presença online

Depois de ter uma estratégia definida, você pode dar os primeiros passos para construir sua presença na internet. Hoje em dia, ter um site é essencial. É por meio dele que você vai ser encontrado no Google, por exemplo.

Para negócios locais, também é essencial ter um perfil no Google Meu Negócio. É por meio dessa ferramenta gratuita que você consegue incluir seu telefone, horário de funcionamento, imagens e mais informações nos resultados de busca quando alguém procura pelo nome da sua empresa.

Você também pode criar seus perfis nas redes sociais, investindo naquelas que mais fizerem sentido para a sua empresa.

Invista em conteúdos

Ao pesquisar sobre marketing digital, uma palavra será unânime nos artigos que você encontrar: conteúdo.

Conteúdos digitais podem ser textos de blog, publicações nas redes sociais, vídeos, ebooks. Isso só para citar os exemplos mais comuns.

Mas por que o conteúdo é tão importante?

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Lembra que falamos que o marketing digital é menos invasivo que o marketing tradicional? Isso porque uma das estratégias que o marketing digital utiliza é o marketing de conteúdo. A ideia é produzir materiais informativos, que eduquem o seu público e que não sirvam somente para vender os seus produtos e serviços.

Informando o público, você se torna autoridade no seu mercado de atuação, estimula conversas sobre sua marca e é lembrado pelos consumidores.

Na hora de decidir, é provável que o público escolha aquela empresa que sabe do que está falando!

Monitore e otimize sua estratégia

Como falamos, um dos principais benefícios do marketing digital é o monitoramento. Não o desperdice!

Se você colocou o site no ar e está publicando conteúdos, é hora de saber o que está e o que não está funcionando.

A ideia não é parar por aqui, mas usar as informações obtidas no monitoramento para construir campanhas ainda melhores no futuro.

Ter uma presença online e investir em conteúdos é o básico. Mas dá para ir além e incluir na sua estratégia também outros canais. Anúncios pagos, por exemplo, são uma forma de crescer mais rapidamente. Já com a otimização de sites (ou SEO) você melhora sua presença no Google.

Conte com ajuda especializada

Com uma estratégia de marketing digital bem feita, sua empresa pode decolar na internet. Mas sabemos que, apesar desse desejo de ter uma presença digital, falta tempo para muitas empresas criarem uma estratégia do zero. 

Por isso que uma boa ideia é contar com uma agência digital. Especialistas em marketing digital, elas ajudam você a implementar toda a sua estratégia, do planejamento à análise.

Aqui na Gatilho, por exemplo, ajudamos você na definição de uma estratégia, na criação de conteúdos, na construção de uma presença digital e de campanhas nas redes sociais. Pensamos sua presença digital unindo profissionais de diferentes expertises, conectando seus objetivos ao valor que você entrega por meio de ações digitais.

Entenda mais sobre o que fazemos e como fazemos.

E aí, deu para entender como o marketing digital é bem mais do que fazer posts em redes sociais? Tem outras dicas? Deixe aqui nos comentários!

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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