Case
08/03/2021

Pratas Thermas: do posicionamento ao marketing digital de resultados

Mergulhar fundo. Nas maravilhosas águas termais e no negócio: é assim que vemos nossa trajetória com o Pratas Thermas Resort. Com o cliente de São Carlos/SC, trabalhamos desde a estratégia, o conteúdo e o marketing digital.

Atuando com o Pratas, conseguimos resultados bem importantes e que nos orgulham: houve um aumento de 101% no tráfego no site em relação ao ano anterior, o que incrementou as oportunidades e as vendas.

Além disso, com a produção de conteúdos e estratégia digital, geramos 50% mais oportunidades de vendas para o Pratas, através do nosso trabalho de SEO, produção de conteúdos, Google Ads e Social ADS. Passamos a monitorar também o motor de reservas do Thermas.

Pacotes 1

Os números não mentem. Mas os resultados não vêm do nada. Houve muito trabalho para conseguirmos tal consequência.

Desenvolvimento das estratégias

Primeiro, buscamos estudos, pesquisas e levantamentos para o diagnóstico. Afinal, ele é fundamental para o restante do processo, já que nele entendemos a fundo o mercado e a concorrência. 

Mas, aquele foi o momento, principalmente, para compreendermos o que o público-alvo do Pratas precisa. Aqui também vimos qual a proposta de valor que o Pratas oferece, captamos a essência da marca, e identificamos a necessidade de alinhar os pontos de contato do novo momento da marca.

São Carlos não faz parte de uma rota turística, portanto, as pessoas não vão para a região. Esse foi justamente o desafio.

A concorrência também não possuía uma proposta de valor clara. Assim, foi nesse cenário que entrou o reposicionamento do Pratas.

Precisávamos criar um diferencial para o Resort que conectasse com o que o público quer dele. E encontramos, especialmente pelo apelo da água termal: a saúde e o bem-estar.

Com águas termais tão preciosas, de uma fonte própria, era um desperdício oferecer “somente” camas e hotel. O Pratas proporciona uma experiência aos seus clientes, com foco no cuidado, no equilíbrio. Quer que seus clientes vivam o seu melhor.

E essa foi a concepção escolhida para ser utilizada na comunicação e na estratégia de marketing. Portanto, ocorreu a mudança desses dois elementos: passamos a vender toda a região do Vale das Águas, enquanto rota, e a focar na proposta de valor do Pratas.

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Processo de execução 

O processo foi feito totalmente de dentro para fora: a partir do DNA da marca, de seus atributos e do formato do negócio. Somente depois disso é que foi possível pensar nas personas.

Foram criadas personas para representar o público B2B, que são as agências e operadoras; e o B2C, que é o público final. Para cada um, temos duas propostas de valor diferenciadas: institucional e comercial

Para B2B, no eixo institucional é preciso comunicar (com o objetivo de venda) a estrutura do hotel, a região, Santa Catarina e até mesmo Chapecó. Entra, também, um pouco das atividades, já que as agências precisarão mostrá-las ao público final. E, no eixo comercial, a questão é preço.

Já para o B2C é bem diferente: abordamos as atividades no Resort em determinado fim de semana, as atrações em certo feriado, a estrutura, as piscinas. 

No comercial para o B2C, também falamos de preço, mas mais voltado aos descontos para famílias, correlacionando a uma data comemorativa e aumentando a estada dos clientes, por exemplo.

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Tudo isso compõe o diagnóstico, um documento que nos baliza em todos os momentos e que revisitamos sempre que necessário – como quando o Thermas pede um foco novo. É a nossa bússola com o Pratas.

Colocando estratégias em prática

O site foi refeito. Foi reestruturado e ficou muito mais atrativo visualmente. Somente a partir daí é que foi possível começar a criar conteúdos: mas não qualquer conteúdo, e, sim, conteúdos que fazem sentido. 

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Sem dúvidas, para o trabalho que a gente fez com o Pratas, o grande ponto de virada foi o site: com informações relevantes e que de fato fazem diferença ao público-alvo. 

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Com as modificações, todas as nossas estratégias passaram a levar as pessoas para o site, aumentando o tráfego, e, a partir disso, crescendo o número de conversão em vendas no motor de reservas. Anteriormente, o foco era tentar convencer os usuários sem antes fazer com que eles entendessem a real entrega do resort, sua estrutura e atividades nas datas da reserva.

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Com as informações necessárias e o conteúdo adequado, a partir do momento em que as pessoas entram no site ou no blog, a gente consegue convertê-las.

E como acontece a conversão? É uma questão técnica: todo o conteúdo é realizado na lógica do marketing digital e no funil de vendas, com topo do funil, meio do funil e fundo do funil. 

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E, para nós da Gatilho, as coisas naturalmente se conectam porque estamos sempre bebendo na fonte da estratégia.

Tivemos a confiança do Pratas para atuar em todo o processo – desde criação de uma estratégia adequada, passando pela produção de conteúdo que fazem sentido e aplicando tudo isso no marketing digital (obrigado, Pratas, por tal confiança!).

“O digital sempre foi uma parte importante para o nosso negócio. Tivemos algumas experiências com outras agências, e podemos dizer que tudo se resume ao antes e depois da Gatilho. Contra fatos faltam argumentos, é só conferirmos os indicadores para comprovar!”

Fábio, Pratas Thermas

Comunicação assertiva Pratas Thermas

Uma comunicação assertiva é muito positiva tanto para o cliente quanto para a Gatilho. A vantagem principal é que conseguimos comunicar de uma maneira eficiente ao público do Pratas – seja o B2B ou o B2C.

Sem todo esse processo, corre-se o risco de, por exemplo, uma empresa só usar as redes sociais sem perceber que as pessoas querem ter informações pelo site, ou vice-versa. São comunicações e linguagens diferentes. 

Ah, a propósito (já que citamos as redes sociais): com o trabalho de gestão das redes sociais, conquistamos um aumento de 20% na base de seguidores e de 30% na taxa de engajamento do Pratas.

Grafico de crescimento

Portanto, podemos dizer: somente com uma estratégia sólida conseguimos entender o que dá mais certo, levando em consideração todas as variáveis:

  • O que? Que é o produto do cliente
  • Para quem? As personas estruturadas para representar o público da marca
  • Como? Jornada do consumidor, funil de vendas e posicionamento para entender como a marca vende.

Resultados Pratas Thermas

Estamos muito orgulhosos pela relação de parceria comercial criada entre o Pratas Thermas Resort e a Gatilho. Um trabalho super gratificante porque é realizado a quatro mãos o tempo todo, uma real cocriação.

Há um forte engajamento e uma participação efetiva do Pratas em todo o processo. Esses fatores são fundamentais para o sucesso nos resultados.

E a equipe do Resort só consegue ser tão presente e participativa porque atuam em uma empresa que sabe o que quer: tem metas muito claras, um time comercial dedicado e uma liderança que nos vê como parceiros de negócio.

Veja o resultado de todo o processo aqui!

Quer um estudo sobre o cenário e sobre seu negócio? Uma estratégia de como atuar? Melhorias nos seus canais de comunicação? Quer vender mais?

Acione a Gatilho!

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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