Estratégia
02/10/2019

Vender online: como estruturar uma estratégia digital de sucesso

A sua empresa já consegue vender online ou você ainda não está preparado para isso?

Você sabia que, segundo um levantamento feito pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online?

O número é expressivo, mas não assusta. Afinal, comprar online tem uma série de benefícios, como praticidade, agilidade e acesso a ofertas especiais que nem sempre são encontradas nas lojas físicas.

E, se você pretende vender online, saiba que as projeções são otimistas: uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostra que o comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019, um aumento de 16% em comparação com o ano anterior.

Quem deseja vender online, no entanto, pode ter muitas dúvidas na hora de começar. O que é melhor: vender em uma plataforma ou criar a própria loja virtual? O que vender? Será que o público está interessado neste produto ou serviço?

Para você dar os primeiros passos para vender online, fizemos este post com dicas de como estruturar uma estratégia digital de sucesso. Acompanhe!

Saiba o que vender online

Pode parecer básico, mas muitas pessoas se perguntam o que vender. E realmente vale investir tempo pensando no produto ou serviço ideal.

Uma ideia para se destacar é se especializar em um nicho. Digamos que você saiba tudo de celulares. Em vez de vender todos os produtos relacionados a esse universo, por que não escolher um segmento específico, como acessórios? Tendo um nicho bem definido você consegue se tornar autoridade mais facilmente, afinal já existe bastante gente vendendo na internet. 

É importante também escolher algo de que você goste e conheça. Se você se interessa pelo que vende, ficará mais fácil convencer outras pessoas.

Ainda sobre a decisão do que vender, leve em consideração o que o mercado está buscando. Mesmo que você seja apaixonado por determinado tema, pode ser que as pessoas não estejam interessadas nele. Para saber o que as pessoas estão procurando na internet, use ferramentas como o Google Trends, que é gratuito.

Saiba para quem vender

Agora que você já escolheu algo específico de que você gosta e que as pessoas estão procurando, chega a hora de definir o seu público-alvo. É com base nisso que você vai fazer a sua divulgação. 

Pense nos problemas que esse público-alvo tem e procure solucioná-los com as suas ofertas. Para isso, você pode definir personas. Mas também pode ir além e entrevistar pessoas que você vê como clientes em potencial para entender as necessidades delas.

Conhecer o seu público passa também por saber onde ele está. Em quais canais seu cliente ideal está presente? Como ele utiliza a internet? Quais suas redes sociais favoritas? Com base nisso, será possível montar um bom planejamento de marketing digital.

Saiba como uma loja virtual funciona

Que muita gente está na internet disposta a comprar, é verdade. Mas, depois de convencer o seu cliente e fechar o negócio, o trabalho não acaba. Agora entra em cena a logística e, para ter sucesso com a sua loja virtual, é preciso que essa parte seja muito bem feita.

Por isso, familiarize-se com o mundo das vendas online. Compras, estoque, conferência, recebimento… Esses são alguns termos que vão entrar no seu vocabulário. Quando a loja cresce, é difícil fazer tudo manualmente. Procurar uma consultoria logística pode ajudar a não falhar nesse aspecto tão importante da venda online.

Escolha a plataforma ideal para vender online

É a hora de escolher a plataforma ideal. Aqui não existe fórmula mágica. É preciso pesquisar e escolher a que se adequa às suas necessidades. Há opções gratuitas, com limitações, e pagas, que permitem mais customização. 

A preferência é por soluções consolidadas no mercado, que tenham boas avaliações dos clientes atuais. Veja também se a opção escolhida permite incluir descrições e fotos, assim como otimizações de SEO, sobre o que falaremos mais adiante.

A plataforma também deve dar suporte a diversas formas de pagamento e ser otimizada para dispositivos móveis — segundo a Ebit, cerca de ao menos 27% das vendas já são feitas por celulares e tablets!

Ter uma boa plataforma é o que vai permitir que a sua loja esteja sempre no ar, garantindo suas vendas, e que você seja encontrado pelo seu público nos buscadores.

Capriche nas fotos e descrições

Na internet, o cliente não tem um vendedor disposto a explicar o produto. Também não pode experimentar ou pegar o item nas mãos. Por isso que descrições são importantes. Capriche nos textos, que devem ser objetivos e claros, e nas fotos, que precisam ter alta resolução.

Lembre-se de otimizar os textos, escolhendo uma palavra-chave e repetindo-a no título, na descrição e no nome da imagem. Assim seus produtos serão mais facilmente encontrados no Google.

Divulgue a sua loja virtual

Agora que sua loja está no ar, é hora de divulgá-la para o mundo. Para isso, lembre-se dos canais onde o seu público-alvo está sobre os quais falamos no post. É lá que você deve investir esforços de divulgação. 

A divulgação de produtos e serviços na internet é chamada de marketing digital. A estratégia é ampla e, ao contrário do que muita gente pensa, vai além dos posts nas redes sociais. Também é possível usar o Google, email, site e blog.

Você pode fazer publicações nas redes sociais e impulsioná-las, enviar emails com ofertas, criar conteúdos que eduquem o público, direcionando-o até a sua solução. As possibilidades são muitas!

Neste post, trouxemos algumas dicas de como estruturar uma estratégia digital de sucesso para vender na internet. Se você quer começar uma loja online, mas sabe da dificuldade de começar do zero, já pensou em contar com uma agência digital? O trabalho de uma boa agência pode ser o que faltava para você colocar a sua loja no ar e fazer suas vendas decolarem!

Aqui na Gatilho, por exemplo, ajudamos você na definição de uma estratégia, na criação de conteúdos, na construção de uma presença digital e de campanhas nas redes sociais.

Pensamos sua presença digital unindo profissionais de diferentes expertises, conectando seus objetivos ao valor que você entrega por meio de ações digitais.

Entenda mais sobre o que fazemos e como fazemos.

Juliano Trentin

Cofundador da Gatilho, publicitário, pós-graduado em branding, torcedor da Chape e pai do Vicente.

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