marketing interno versus agência: qual modelo escolher?

pra começo de conversa, este conteúdo não é sobre uma competição. não estamos aqui para propor que uma opção seja, por unanimidade, melhor do que a outra. se você está com dúvidas entre montar um time de marketing ou contratar uma agência, saiba que ambas as opções têm seus benefícios, dependendo do momento e da situação atual da sua empresa. vem com a gente para entender.

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primeiro, quem faz o quê?

a diferença mais evidente entre uma equipe de marketing interno e uma agência de publicidade é que a primeira, como o nome sugere, atua dentro da empresa, enquanto a segunda é uma prestadora de serviços. mas o que compete a cada uma fazer?

o time de marketing é um meio de campo entre o consumidor e o time de vendas.

cabe a eles a construção de estratégias para fortalecer a imagem da marca, geração e qualificação de leads para o comercial e por todo o suporte necessário para alavancar as vendas.  antes de propor as estratégias, o time de marketing tem como missão o estudo do mercado e dos clientes. os dados são o ativo mais importante para sua atuação. com dados, métricas e KPIs em mãos é que a "mágica" acontece.  outro objetivo desse time é a divulgação dos produtos e serviços e a ativação da marca no mercado. assim, ele é visto também como o agente da comunicação da empresa.

o tamanho da equipe de marketing varia conforme o porte e as exigências da empresa. minimamente, os cargos que a compõem são:

  • 1.

    um diretor de marketing, responsável direto pela criação de todo o planejamento estratégico;

  • 2.

    um analista de marketing , que atua na criação e desenvolvimento das estratégias de marketing digital e na mensuração dos seus resultados;

  • 3.

    um assistente de marketing, que auxilia nas demandas dos demais integrantes.

essa formação não é uma regra. times maiores podem contar ainda com um gestor de projetos, um gerente, um coordenador de marketing e analistas com funções distintas, como analista de conteúdo, analista de SEO, analista de UX e analista de redes sociais.  além disso, em muitos lugares, convencionou-se que o marketing inclui também profissionais de criação, como redator, designer e social media.

no entanto, quando a criação é internalizada, esta passa a ser uma equipe in house, o que é diferente da equipe de marketing.

uma agência de publicidade é especializada no planejamento, criação e divulgação de conteúdos, ações e campanhas de marketing para outras empresas.

ela atua como uma parceira, assumindo as demandas que a empresa contratante necessita para sua divulgação e posicionamento no mercado.  mais do que produzir materiais, a agência faz uma imersão no universo da marca, seu segmento e público-alvo, para coletar informações internas e externas, analisar cenários, concorrências, tendências, potenciais e pontos de melhoria.  com os dados em mãos e uma boa dose de criatividade, ela se torna apta para, aí sim, planejar e produzir as mais variadas demandas de acordo com os objetivos da empresa.   além de traçar estratégias para atrair, engajar e fidelizar o público externo, algumas agências também atuam com foco 'da porta para dentro'. definição de branding e ações de endomarketing, por exemplo, giram em torno deste princípio.

o mesmo ocorre com a formação da equipe, que depende destes fatores. mas, em geral, as agências são formadas por três principais setores:

  • 1.

    comercial, responsável pela venda, renovação e acompanhamento dos projetos através do trabalho do gestor comercial;

  • 2.

    estratégia, que desenvolve o planejamento e a definição de objetivos e metas dos projetos em pauta, composto geralmente por um gestor de projetos e/ou líder de estratégia;

  • 3.

    operação, que inclui a grande maioria dos cargos, já que é a parte responsável por pôr os projetos em prática. inclui os profissionais do atendimento, de gestão de pauta, da criação (como redator, revisor, designer e diretor criativo), do desenvolvimento e de mídias (social media, analista de mídias, gestor de tráfego, etc).

outros setores também podem compor a equipe de uma agência de publicidade, como financeiro e gestão de pessoas, com profissionais habilitados nessas áreas, além, é claro, da diretoria, que inclui os proprietários do negócio.

é preciso para chegar lá

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fazendo um comparativo

bem, agora você já conhece o que é responsabilidade do marketing interno e o que compete à agência, mas antes de definir qual modelo é o mais adequado para sua empresa, é válido diferenciar mais alguns pontos entre eles. no comparativo a seguir apresentamos situações em que um modelo se sobressai em relação ao outro.

situaçãoquem se sobressaipor que?
alinhamento com a identidade da marca
marketing interno
vivem a cultura e os processos da empresa diariamente.
alinhamento das estratégias
marketing interno
tem mais contato e proximidade com os demais departamentos da empresa, facilitando o diagnóstico.
atualização com o mercado
agência
além das especializações, os profissionais consomem conteúdos sobre atualidades diariamente para captar novas ideias.
controle dos prazos
marketing interno
não depende de tantos intermediários para criação e aprovação dos materiais.
custo-benefício
agência
não requer os gastos de manutenção de um departamento interno, como funcionários e infraestrutura.
expertise
agência
cada passo do projeto é feito por um profissional com formação e experiência na área de atuação, além da equipe, em geral, ser composta por mais profissionais.
inovação
agência
tem o "olhar externo" à empresa e contato com outros mercados, ampliando a visão sobre as oportunidades e novos insights.
recursos
agência
tem maior acesso às ferramentas específicas para produção e performance das campanhas.

o que sua empresa precisa neste momento?

além de analisar os pontos fortes de cada modelo, é indispensável ter bem definidos quais são as necessidades da sua empresa neste momento. isto porque são elas que vão determinar quais pontos devem pesar mais na sua decisão.

por exemplo, se o controle dos prazos é uma prioridade na sua empresa, superando a necessidade de controlar os custos, então, a estruturação de um time de marketing pode ser mais interessante no seu caso.

porém, se você sente falta de propostas mais inovadoras para impulsionar os resultados da sua empresa, uma agência pode cumprir melhor com sua expectativa.

ainda assim, perceba que quando prioriza uma coisa, você precisa abrir mão de outras. só que agora é que vem o grande segredo: isso não precisa ser assim.

a união faz a força

por que não ter os dois times atuando em prol da sua empresa ao invés de só um? mais do que possível, essa é uma prática muito comum no mercado.

ao unir o trabalho dos dois times, você também soma as vantagens de cada modelo para potencializar os resultados.

as campanhas se tornam mais criativas e estratégicas, sem deixarem de estar alinhadas com a identidade da empresa, ao mesmo tempo que otimiza-se a rotina de trabalho de ambas as equipes, que cumprem com tarefas pontuais e têm o apoio uma da outra.

os custos também são otimizados, já que a empresa pode montar um time de marketing reduzido.

soma-se a expertise e os recursos da agência com o conhecimento de marca do time de marketing, incrementando o planejamento com as metas da empresa. o acompanhamento das ações também é realizado por ambas as partes, potencializando ainda mais os resultados.

enfim, a grande sacada aqui é entender que o marketing interno e a agência não são rivais, porque eles não competem entre si. muito pelo contrário, são formatos diferentes e, por isso, têm o potencial de complementarem um ao outro.

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